O fundamento do cânon não é uma decisão eclesiástica, mas a revelação divina. Deus falou por meio dos profetas, dos apóstolos e de homens conduzidos pelo Espírito Santo. Antes de existir lista, índice ou concílio, existiu a Palavra falada por Deus.
O problema, ao longo dos séculos, nunca foi se Deus falou, mas como reconhecer os escritos que registravam fielmente essa revelação.