Pedro escreveu ambas as cartas em obediência às instruções de Jesus para "fortalecer os seus irmãos" (Lucas 22.32). Ambas contêm lembretes do ensinamento cristão fundamental, foram enviadas ao mesmo público (2 Pedro 3.1), tratam de como lidar com provações e enfatizam a graça de Deus.
A primeira termina: "Permaneçam firmes na graça" (5.12) — seu tema é a suficiência da graça. A segunda termina: "Cresçam na graça" (3.18) — seu tema é a responsabilidade da graça. Não precisamos apenas permanecer na graça, mas também continuar crescendo nela.